29.8.16

Regresso às Aulas || Experiência no 10º ano

O primeiro ano do secundário foi, no mínimo, interessante. Confesso que tive muito receio ao começar o 10º ano. Fiquei na mesma escola mas conhecia poucas pessoas da minha turma, que era mista. Isto quer dizer que na mesma turma haviam 2 áreas diferentes, línguas e humanidades e ciências socioeconómicas. E como em todos os anos, há sempre aquela gente que nós preferíamos que fossem passear e há outras que ainda bem que estão connosco. Eu fiz algumas amizades na minha nova turma mas não daquelas "vamos passar o dia todo a mandar mensagens e a sair a toda a hora", dou-me melhor com pessoas de outras turmas.


Tive 7 disciplinas. As gerais: português, educação física, filosofia e inglês (pelo que sei também há espanhol e francês mas a escolhida foi inglês); e as específicas: história A, alemão e geografia. As gerais e geografia eram dadas com os de ecónomia porque tinhamos as mesmas disciplinas.

Português
Achei acessível. Não foi muito fácil mas não foi a coisa mais difícil do mundo. Exigia trabalho da nossa parte e fazermos para além do que nos era proposto para termos resultados melhores. Só uma professora é que nos obrigava a usar o livro de exercícios, para os outros era trabalho opcional(extra). Nós temos uma espécie de apoio para cada disciplina, pelo menos na minha escola, e é lá que esclarecemos as dúvidas e corrigimos o trabalho extra. Consegui melhorar a minha nota porque fui lá muitas vezes e isso demostrou empenho da minha parte para a professora e aumentei 2 valores, o que não é nada mau.

Educação Física
É aquela disciplina que não conta para a média e para mim passar com 10 ou 15 é praticamente o mesmo. As modalidades também foram as mesmas de todos os anos por isso não vale a pena entrar aqui com pormenores.

Filosofia
Não sei se foi do professor ou da matéria em si mas eu odiei filosofia! Ia para as aulas com vontade de escrever (sim, porque eu gosto de escrever e ter material para estudar) e, na maior parte das vezes nem o sumário escrevíamos. Foi péssimo! O problema devia estar no professor porque quem o tinha não gostava da disciplina e quem tinha uma professora adorava. Vamos ver como corre o 11º...

Inglês
Senti mais a diferença da mudança do básico para o secundário nesta disciplina. A avaliação foi muito mais rigorosa este ano. Todos descemos as notas, até os melhores alunos (eu tinha sempre entre 95 e 100% no básico e acabei o 10º ano com 15 valores). E a participação conta muito! Não tive uma média mais alta porque participava muito pouco.


História A
Nunca gostei de história e a parte que eu odeio muito é a história de Portugal e tudo o que está para trás da revolução francesa. Se são como eu, vão gostar dos primeiros 2 meses e depois é tudo uma valente seca. Estudamos os conceitos básicos para a História, a civilização grega e a romana durante esses 2 meses. A partir foi muita Europa e Portugal para o meu gosto. Para piorar, temos que escrever os nossos apontamentos das aulas, não há qualquer tipo de esquemas no quadro ou powerpoints e o livro não nos ajudava muito. A nossa professora traz folhas com a matéria e despeja-a para nós, parece que estamos na universidade! Os testes têm uma pergunta de desenvolvimento que vale 5 ou 6 valores e têm um grupo só para a matéria passada (também vale uns 5 valores). Ou seja, quando estiver a fazer o último teste do 12º ano, pode sair toda a matéria desde o início do 10º ano. Por um lado é bom porque já nos estamos a preparar para o exame mas é muita matéria!

Alemão
Posso vos dizer que a minha melhor disciplina foi alemão. Foi o meu primeiro contacto com a língua e estou apaixonada. Aprendi tudo com uma facilidade que não imaginam! Nos testes tirei sempre 17 e 19 mas deu algum trabalho. Quem trabalhava muito nas aulas tinha notas como as minhas, quem estava lá só por estar tirava 6 ou 7. É uma disciplina fácil mas é preciso estar atento nas aulas e participar. Participar pode aumentar até, dependendo dos critérios de avaliação, 2 valores à vossa nota.

Geografia A
Foi relativamente fácil. Acho que gostar da disciplina ajuda mas os professores certos também. Por exemplo, a nossa dava-nos fichas e os powerpoints que passava nas aulas, dizia-nos o que era importante saber e fazia esquemas. Eu gostei muito de geografia. Claro que complicou um pouco depois do 2º período mas é só estudar desde o primeiro dia que conseguem ter boas notas.


E foi esta a minha experiência. Posso dizer que a minha média é mais baixa do que eu gostaria mas não é propriamente baixa (queria 16 mas só tive 14,3). Alemão e geografia salvaram a minha média! Contem-me também a vossa experiência no ano que acabaram, seja faculdade ou o 7º ano. Gosto de saber como correu o vosso ano letivo.

4 comentários:

  1. Nada mau. Eu quando fui para o secundário, lembro-me que foi complicado adaptar-me. A faculdade foi ainda pior xD

    Beijinho♥
    the-not-so-girlygirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Tu não sabes a sorte que tens em ter Alemão... quando eu fui para o 10º essa disciplina não existia em nenhuma escola, porque os professores não a podiam dar era tipo regra. Agora vou ter de aprendê-la na universidade. Quanto a História A sim é um pouco difícil e os testes são exigentes principalmente a longa que tem sempre tantos pontos para abordar. A minha dica é ires colocando à frente das perguntas uma síntese das respostas e depois só tens de aprofundar na folha de teste. Para dizer a verdade era a minha disciplina preferida tanto que terminei o 12º com 20. O exame de História é complicado por ser matéria de 3 anos por isso ainda bem que a tua professora já vos explicou que vai sair sempre nos testes toda a matéria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que estejas a gostar de Alemão! 20? Isso é que foi trabalhar! Para dizer a verdade, até estou a gostar de História do 11°. Vamos ver se continua assim.

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Hallo, estou a tentar divulgar um pouco o meu blog, se puderes espreitar o meu cantinho e quem sabe se gostares e seguires, ficava muito agradecida.

    Beijinhos,
    Mia
    http://amelhoramigadototoro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar